Exercício físico no controlo da diabetes

A diabetes mellitus é uma síndrome endócrino-metabólica crónica caracterizada por hiperglicemia devido a um defeito hereditário ou pela utilização de hidratos de carbono, proteínas e gorduras.

De acordo com estimativas da Federação Internacional de Diabetes (FID) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 1994 e 2000, o número de pessoas com diabetes mellitus em todo o mundo passou de 2000 para cerca de 150 milhões. Estima-se que este número atinja, até  2025, cerca de 300 milhões,visto que, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes, 1 em 14 adultos tem diabetes e a cada 10 segundos no mundo um diabético morre e dois surgem, comportando-se como uma verdadeira pandemia.

Nesse contexto, associada à nutrição adequada, a atividade física é um factor fundamental no controlo e na minoração das complicações da diabetes , seja na fase preventiva ou em seu tratamento. A OMS define atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, com o consequente consumo de energia. Isso inclui atividades realizadas durante o trabalho, brincadeiras e viagens, tarefas domésticas e atividades recreativas.

O "exercício", que é uma subcategoria de atividade física que é planejado, é estruturado, é repetitiva e tem o objetivo de melhorar ou manter um ou mais componentes do estado físico.A inatividade física está se tornando cada vez mais generalizada em muitos países, e isso tem um impacto significativo sobre a saúde geral da população do mundo. Estima-se que a inactividade física, é a principal causa de aproximadamente 21-25% dos cancros da mama e os cancros do cólon, 27% de diabetes, e cerca de 30% de doença isquêmica do coração.

A atividade física é um dos componentes determinantes no equilíbrio calórico e em pessoas diabéticas é um aspecto do tratamento, tão importante quanto a nutrição ou medicação. O exercício regular, ou seja, o exercício diário, melhora o controle glicêmico no diabetes tipo II, onde há uma secreção de insulina limitada.

Além disso, esta doença é comumente associada a outras patologias, como hipertensão ou doença coronariana, onde o exercício também tem sua importância como um tratamento. A prática de exercício é benéfica no controle de peso e diminuição da massa corporal. Pessoas com diabetes tipo I, sem complicações, não têm que restringir sua atividade física, controlando adequadamente a glicose no sangue.

Benefícios do exercício físico em pacientes diabéticos:

  • Em diabéticos tipo 2, diminuição da glicemia;
  • Melhora a sensibilidade à insulina por 12 a 72 horas;
  • Reduz os níveis de hemoglobina glicosilada, um marcador de bom controle metabólico;
  • Diminui os valores da pressão arterial;
  • Contribui para o controle de peso. Ajuda o corpo a queimar calorias de forma mais eficiente, facilitando a perda e manutenção do peso. Pode aumentar a taxa metabólica basal, reduzir o apetite e ajudar na redução da gordura corporal;
  • Melhora o perfil lipídico: triglicerídeos e colesterol arterial;
  • Melhora a função cardiovascular, uma vez que promove uma menor freqüência cardíaca em repouso, aumento dos batimentos cardíacos e diminuição do trabalho do coração;
  • Aumentar a força e flexibilidade;
  • Melhora a sensação de bem-estar e qualidade de vida;
  • Ajuda a alcançar um melhor controle metabólico a longo prazo.
  • A prática de exercícios também representa benefícios psicológicos: é um "tônico" contra o estresse e ajuda as pessoas a se sentirem mais satisfeitas com a vida. Todos os desportos, mesmo aqueles com alto desempenho, podem ser realizados por diabéticos. Embora, como em qualquer pessoa, tenha sua indicação ideal, e recomenda-se evitar alguns desportos onde a atividade é solitária ou em locais inacessíveis e é difícil dar ajuda imediata. Este é o caso do mergulho em águas profundas, por exemplo.

Recomendações para a prática do exercício físico em pacientes diabéticos. 2

  • Realize atividade física 5 vezes por semana ou mais;
  • A frequência cardíaca que deve ser alcançada durante a atividade física deve estar entre 60 e 90% da frequência cardíaca máxima;
  • Evite injeções intramusculares;
  • Leve em conta as condições ambientais;
  • Realize exercícios de baixa intensidade e longa duração (atividades desportivas de resistência);
  • Uniforme;
  • Regular;
  • De acordo com suas possibilidades: idade, sexo, condição física e complicações, etc.;
  • Desportos, que não põem em perigo a (ex. Spearfishing, mergulho, corrida de motor e para-quedismo) com risco de vida;
  • Tenha suplementos de carboidratos;
  • Ingestão abundante de líquidos;
  • Evite a prática de exercício nas horas de temperatura máxima;
  • Evite o exercício durante a fase da ação máxima da insulina;
  • A seleção adequada de sapatos e meias desportivas (algodão e branco) porque muitas vezes lá distúrbios circulatórios nas extremidades inferiores ou podem sofrer de neuropatia periférica (nervos doentes) com perda de sensibilidade nos pés e uma ferida pode passar despercebido com meias coloridas.

Uma sessão de treinamento geralmente terá os seguintes estágios:

  • Aquecer (10 minutos). 2
  • Fase principal (40 minutos).
  • Volte para a calma (10 minutos finais).

Para diabéticos tipo 1 em atividade física, é aconselhável:

  • Verifique o nível de glicose no sangue antes / durante e após o exercício, no último caso, pode aumentar a glicose no sangue por hormônios de contra regulação. 2;
  • Se você observar sinais de hipoglicemia, pare e consuma imediatamente um suco de frutas;
  • Com valores inferiores a 70 mg / dl, seria essencial não iniciar a atividade física e comer alguma coisa antes de começar. Com valores maiores que 250 não fazem atividade física;
  • Sempre carregue alguns presentinhos;
  • Diminua a dose de insulina no dia do treinamento devido ao aumento na absorção de nutrientes no nível muscular que o exercício induz;
  • A administração de insulina é o principal fator de desregulação. A queda na glicose no sangue é maior se treinada no pico da aplicação (2 a 4 horas após a dose), produzindo uma hipoglicemia. Cada indivíduo precisa conhecer sua própria resposta ao exercício controlando a glicose no sangue, já que o risco de hipoglicemia durante o mesmo varia de um para outro.
  • Portanto, todos os diabéticos bem controlados devem ser instruídos a se exercitar, pois o exercício físico aumenta o consumo de glicose pelo músculo, promove a degradação do músculo e do glicogênio hepático, estimula a mobilização dos depósitos de gordura do tecido adiposo, melhora a sensibilidade à insulina por 12 a 72 horas e contribui para o controle glicêmico do paciente diabético, ajudando a alcançar um melhor controle metabólico a longo prazo.

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