Manjericão-sagrado ou manjericão-santo

Manjericão-sagrado ou manjericão-santo
Todas as ervas têm um propósito - culinário ou medicinal -, mas é um sinal particularmente bom quando uma erva é venerada como a "rainha das ervas" e é considerada uma planta sagrada.
Esta planta, o manjericão (tulsi), não só tem benefícios medicinais, mas também é dito ter benefícios espirituais. Além disso, os benefícios do manjericão sagrado podem ser experimentados de forma emocionante, uma vez que a erva pode crescer em sua casa ou em seu quintal - o que é uma óptima adição ao seu jardim de ervas curativas.
O manjericão sagrado ou Tulsi (Ocimum tenuiflorum) é um membro da família da hortelã. Ela às vezes é referida como manjericão de pimenta, é um subarbusto ereto, muito ramificado, de 30-60 cm de altura, com paus peludas e folhas simples, opostas e verdes que são fortemente perfumados (por vezes, manchadas de púrpura). Quando é permitido flor, elas são violetas.


O nome é derivado do basilikohn, palavra grega que significa "real" - um apelido bem definido para a planta, tendo em conta o valor dessa erva em muitas culturas. Na Índia, é visto como um símbolo de hospitalidade e é usado de forma proeminente na medicina ayurvédica.

Clima
Cresce melhor em clima quente, não suportando temperaturas muito baixas ou geladas.

Luminosidade
Deve receber luz solar directa ao menos por algumas horas diariamente

Solo
O solo ideal deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica. Esta planta é bastante tolerante quanto ao pH do solo.

Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo levemente úmido. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam esta planta.


Plantio
As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta, especialmente em regiões de clima quente. Também podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura por 5 cm de diâmetro. Neste caso, as mudas de manjericão são transplantadas quando têm 4 ou 6 folhas verdadeiras.
O manjericão-sagrado também pode ser propagado por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis. Corte alguns ramos e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes e então plante no local definitivo, ou plante os ramos em vasos com terra mantida bem úmida.
O manjericão-sagrado ou manjericão-santo também pode ser cultivado facilmente em vasos de tamanho médio ou grande.

Colheita
A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida. Embora as flores também possam ser usadas, as folhas jovens, de plantas que não estão florescendo, são de melhor qualidade.

Em regiões de clima quente, o manjericão-sagrado é uma planta perene e suas folhas podem ser colhidas por alguns anos. Em regiões mais frias, pode ser semeado anualmente ou então deve ser mantido em local aquecido durante o inverno.

Propriedades e Benefícios da Sagrada Basílio
O manjericão, como a maioria das ervas, é carregado com benefícios para a saúde. Além de ser uma fonte rica de vitamina K, beta caroteno e ferro, sabe-se que a planta possui propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Ajudam a combater o envelhecimento e promover artérias saudáveis. Outros conhecidos benefícios do manjericão sagrado são:

  • Estimulante de memória
  • Redutor de febre
  • Tosse calmante
  • Alívio da dor de garganta
  • Picadas, cortes e arranhões calmantes
  • Tratamento de dor de cabeça
  • Aumenta a função renal
  • Salva a saúde emocional
  • Eliminar a acne
  • Controlo de pressão arterial
  • Possível regulação do açúcar no sangue

Usando a Manjericão Sagrada
A maneira mais fácil de obter os benefícios do manjericão sagrado é através de um chá. Basta cobrir 2 colheres de chá de folhas frescas de tulsi com 8 copos de água fervente, e deixe repousar cerca de 5 minutos antes de aderir as folhas e beber a infusão. Para pessoas diabéticas o chá deve ser tomado sem açúcar. Além disso, também pode ferver 20 folhas num litro de água e consumir como água comum.



INIS - Instituto Nacional de Investigação em Saúde

  • Endereço: Rua Amílcar Cabral 96, Maianga - Luanda Angola
  • Email: geral@inis.ao  inis.minsa@gmail.com
  • Telf.: 222393247 / 222395881 / 222330751
  • Fax: 392911

SIGA-NOS

    

© 2020 INIS - Instituto Nacional de Investigação em Saúde
Desenvolvido pela AngoWeb

Pesquisa