
Departamento de Vigilância Epidemiológica
O Instituto Nacional de Investigação em Saúde, através do seu Departamento de Vigilância Epidemiológica, assegura a operacionalidade de Vigilância epidemiológica nas áreas clínicas e ambiental.
Seu objetivo primordial é estabelecer medidas de intervenção pertinentes e eficazes para que um evento relacionado à saúde seja evitado ou controlado em tempo oportuno. A principal ferramenta de trabalho, para que possamos desenvolver estas ações, são as notificações. Estas são fichas de investigação de doenças transmissíveis e não transmissíveis que são preenchidas pelos profissionais da saúde da rede de saúde a nível do país e que depois do preenchimento, são enviadas para a VIEP, que irá processar, analisar, interpretar e recomendar quais medidas deverão ser efetivadas. Ou ainda, dependendo das informações, realizamos busca activa através de visitas domiciliares ou através de contacto com os profissionais de saúde que realizaram o preenchimento das fichas de investigação.
Os resultados da investigação, da observação e da vigilância epidemiológica são traduzidos em dados, informação e conhecimento acerca da frequência, distribuição e factores que determinam a saúde, doença, e as suas consequências na população angolana.
Acções desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica:
- Desenvolver estudos epidemiológicos descritivos e analíticos;
- Promoção e educação em saúde;
- Estudar e identificar surtos de doenças, mudanças nas taxas de mortalidade e enfermidades, índices de risco para a população, e factores de protecção contra a morte, enfermidades;
- Divulgação das informações epidemiológicas;
- Capacitação dos profissionais de saúde à respeito das medidas de controlo apropriadas de prevenção e promoção da saúde para doenças transmissíveis e não transmissíveis.
Participa ainda no programa de controlo de qualidade externa com o laboratório de referência da África do Sul- NICD, para malária, tuberculose e alguns exames microbiológicos com os laboratórios de referência de Dakar- Instituto Pasteur e Costa do Marfim para Sarampo, Rubéola e Febre amarela.