Departamento de Vigilância Epidemiológica

O Instituto Nacional de Investigação em Saúde, através do seu Departamento de Vigilância Epidemiológica, assegura a operacionalidade de Vigilância epidemiológica nas áreas clínicas e ambiental.

Seu objetivo primordial é estabelecer medidas de intervenção pertinentes e eficazes para que um evento relacionado à saúde seja evitado ou controlado em tempo oportuno. A principal ferramenta de trabalho, para que possamos desenvolver estas ações, são as notificações. Estas são fichas de investigação de doenças transmissíveis e não transmissíveis que são preenchidas pelos profissionais da saúde da rede de saúde a nível do país e que depois do preenchimento, são enviadas para a VIEP, que irá processar, analisar, interpretar e recomendar quais medidas deverão ser efetivadas. Ou ainda, dependendo das informações, realizamos busca activa através de visitas domiciliares ou através de contacto com os profissionais de saúde que realizaram o preenchimento das fichas de investigação.

Os resultados da investigação, da observação e da vigilância epidemiológica são traduzidos em dados, informação e conhecimento acerca da frequência, distribuição e factores que determinam a saúde, doença, e as suas consequências na população angolana.

Acções desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica:

  1. Desenvolver estudos epidemiológicos descritivos e analíticos;
  2. Promoção e educação em saúde;
  3. Estudar e identificar surtos de doenças, mudanças nas taxas de mortalidade e enfermidades, índices de risco para a população, e factores de protecção contra a morte, enfermidades;
  4. Divulgação das informações epidemiológicas;
  5. Capacitação dos profissionais de saúde à respeito das medidas de controlo apropriadas de prevenção e promoção da saúde para doenças transmissíveis e não transmissíveis.

Participa ainda no programa de controlo de qualidade externa com o laboratório de referência da África do Sul- NICD, para malária, tuberculose e alguns exames microbiológicos com os laboratórios de referência de Dakar- Instituto Pasteur e Costa do Marfim para Sarampo, Rubéola e Febre amarela.

INIS - Instituto Nacional de Investigação em Saúde

  • Endereço: Rua Amílcar Cabral 96, Maianga - Luanda Angola
  • Email: geral@inis.ao  inis.minsa@gmail.com
  • Telf.: 222393247 / 222395881 / 222330751
  • Fax: 392911

SIGA-NOS

    

© 2020 INIS - Instituto Nacional de Investigação em Saúde
Desenvolvido pela AngoWeb

Pesquisa